Classificação e efeitos das drogas


As drogas podem ser classificadas de acordo com a sua ação no sistema nervoso.


  Drogas Depressoras do SNC : 
Diminuem a atividade de nosso cérebro, ou  seja, deprimem seu funcionamento, o que significa dizer que a pessoa que faz uso desse tipo de droga fica "desligada", "devagar", desinteressada pelas coisas.
  
     .  Inalantes ou solventes ( cola, tiner, loló, lança perfume ) : 

O início dos efeitos, após a aspiração, é bastante rápido – de segundos a minutos no máximo – e em 15 a 40 minutos já desaparecem; assim, o usuário repete as aspirações várias vezes para que as sensações durem mais tempo.
Os efeitos dos solventes vão desde uma estimulação inicial até depressão, podendo também surgir processos alucinatórios. Vários autores dizem que os efeitos dos solventes (quaisquer que sejam) lembram os do álcool, entretanto este não produz alucinações, fato bem descrito para os solventes. Entre os efeitos, o predominante é a depressão, principalmente a do funcionamento cerebral. 
   Drogas Estimulantes da Atividade do SNC :
Estimulam o funcionamento fazendo com que o usuário fique "ligado", "elétrico”, sem sono.
    .  Cocaína : 
A cocaína é uma substância natural, extraída das folhas de uma planta, a Erythroxylon coca,pode chegar até o consumidor sob a forma de um sal, o cloridrato de cocaína, o “pó”, “serve para ser aspirado ou dissolvido em água para uso intravenoso, ou sob a forma de base, o crack, que é pouco solúvel em água, mas que se volatiliza quando aquecida e, portanto, é fumada em “cachimbos”.
Assim que o crack  é fumado, alcança o pulmão, levando a uma absorção instantânea, chegando rapidamente ao cérebro.
 Os efeitos da cocaína são muito mais rápidos do que por outras vias. Essa característica faz do crack uma droga “poderosa” do ponto de vista do usuário, já que o prazer acontece quase instantaneamente após uma “pipada” (fumada no cachimbo),ocorre também intensa euforia. O usuário sente vontade incontrolável de sentir os efeitos de “prazer” que a droga provoca,essa compulsão para utilizar a droga repetidamente dá-se o nome popular de “fissura”. O crack provoca também um estado de excitação, hiperatividade, insônia, perda de sensação do cansaço, falta de apetite.
O uso crônico da cocaína pode levar a degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, conhecida como rabdomiólise.
Anfetaminas também é exemplo dessa classe de droga.

  Drogas Perturbadoras do SNC:
Drogas que agem modificando qualitativamente a atividade de nosso cérebro; não se trata, portanto, de mudanças quantitativas, como aumentar ou diminuir a atividade cerebral.Mas uma mudança  de qualidade. O cérebro passa a funcionar fora de seu normal, e a pessoa fica com a mente perturbada.
   .  Maconha :
Os efeitos sofrerão mudanças de acordo com o tempo de uso que se considera, ou seja, os efeitos são agudos (decorrem apenas algumas horas após fumar) e crônicos (conseqüências que aparecem após o uso continuado por semanas, ou meses ou mesmo anos).
Os efeitos físicos agudos são muito poucos: os olhos ficam meio avermelhados, a boca fica seca e o coração dispara, de 60 a 80 batimentos por minuto pode chegar a 120 a 140 ou até mesmo mais (taquicardia).
Os efeitos psíquicos agudos dependerão da qualidade da maconha fumada e da sensibilidade de quem fumar, os efeitos podem ser  uma sensação de bem-estar acompanhada de calma e relaxamento, sentir-se menos fatigado, vontade de rir (hilariedade),ou  ser mais desagradável: sentem angústia, ficam aturdidas, temerosas de perder o controle mental, trêmulas, suadas.
Quanto aos efeitos na memória, eles se manifestam principalmente na chamada memória a curto prazo, ou seja, aquela que nos é importante por alguns instantes.
Os efeitos físicos crônicos da maconha já são de maior gravidade. De fato, com o uso continuado, vários órgãos do corpo são afetados. Os pulmões são um exemplo disso.A irritação constante leva a problemas respiratórios (bronquites), aliás, como ocorre também com o cigarro comum. A fumaça da maconha contém alto teor de alcatrão (maior mesmo que na do cigarro comum) e nele existe uma substância chamada benzopireno, conhecido agente cancerígeno.
Há ainda a considerar os efeitos psíquicos crônicos produzidos pela maconha. Sabe-se que seu uso continuado interfere na capacidade de aprendizagem e memorização e pode induzir a um estado de amotivação.